O desafio dos pais com o espaço
Não é apenas na escola que o desenvolvimento infantil acontece.Os espaços físicos, principalmente em casa, são muito importantes para o aprendizado e evolução da criança. Sendo assim, os ambientes devem ser organizados e pensados de forma acolhedora, para que ela possa brincar, criar e se tornar independente. Além disso, devem ser modificados de acordo com a faixa etária, já que os tipos de estímulos psicomotores e a maneira de ver o mundo a sua volta estão em constante processo de mudança.
Os ambientes refletem não só costumes familiares, mas também a cultura da sociedade na qual está inserida. Muitos desses valores serão levados para a fase adulta, por isso é importante ter cuidado com cada detalhe.
Um aspecto pouco explorado, que pode ser trabalhado, é a contextualização, para que a criança entenda sua própria história. Uma boa opção, por exemplo, seria a colocação de um mural de fotos ou prateleira com objetos de família.
O espaço adequado possibilita a descoberta e construção do conhecimento sem a ajuda de ninguém. Na verdade, o empurrãozinho adulto só aconteceu no momento do projeto e construção dele.
Um local disposto de forma engessada, onde a criança não pode jogar tudo no chão e arrumar da forma que julgar mais adequado, não proporciona o desenvolvimento do senso de organização, da criatividade e da autonomia.
Sabe aquele quarto onde os brinquedos ficam em prateleiras altas?
Deve ser repensado e reorganizado! A criança precisa mudá-los de lugar e ter acesso a eles, deixando o cômodo com a sua cara, sendo confortável segundo suas próprias necessidades.
Objetos táteis, visuais e sonoros podem ajudar na ambientação. Utilize caixas de som, pinturas, cores e superfícies ásperas, lisas, quentes e frias; bem como, elementos do universo infantil.
Para facilitar a montagem, defina um tema, inserindo itens que contextualizem cada detalhe.
A criança deve ser desafiada em todos os sentidos, mas sempre se sentindo segura e acolhida.
O adulto deve incentivar o convívio social da criança e, ao mesmo tempo, valorizar a privacidade quando esta quiser brincar sozinha.
Valorize o espaço do seu filho e ajude o pequenino a crescer de forma construtiva!
Isso fará toda diferença na vida adulta!