top of page

As cores na decoração


Não há dúvida que as cores melhoram qualquer ambiente, mas você sabia que elas, em conjunto com a iluminação, podem estar diretamente ligadas ao seu humor ?

As cores são, na verdade, uma sensação produzida pela luz em nossos olhos.

Existem cores que devem ser evitadas e outras que são ideais para tornar um ambiente mais aconchegante. Confira abaixo quais usar, ou não, em sua casa:

A sala de estar é um lugar que deve ser aconchegante e calmo. Um local tranquilo, onde podemos receber pessoas. Nesse caso, devemos abusar de cores claras e evitar o vermelho, amarelo ou roxo. É claro que um detalhe ou outro não afetará o ambiente como um todo, por exemplo, uma almofada ou um vaso. Ótimas opções para esse cômodo seriam diferentes tons de marrom, cinza, creme e , até mesmo, o salmão ou verde oliva.

Os quartos são lugares de descanso e tranquilidade, por isso devem-se evitar cores fortes e vibrantes, dando espaço para cores mais suaves como um rosa claro, um azul céu ou até um verde água. Com certeza, a escolha das cores é algo pessoal, assim como a decoração da casa. Estas são apenas dicas para você conseguir aproveitar ao máximo as cores dos ambientes e sair do branco de sempre, valorizando sua decoração.

Dê preferência, sempre, a cores claras para ambientes menores e evite a cor preta em qualquer tipo de ambiente, principalmente nos quartos.

Cada cor tem uma representação emocional, por isso podem ser boas ou não para utilização. Confira abaixo:

Vermelho, por ser uma das cores mais quentes do circulo cromático, está vinculado a paixão, a sensualidade e a vitalidade. Porém, por ser uma cor forte e vibrante, pode fazer com que o ambiente fique com um ar mais agressivo e agitado, tornando-se inadequado a quartos ou salas de estar em grande escala.

O Rosa é uma cor do afeto, delicadeza e romantismo, sendo apropriado para os ambientes infantis, como quartos e brinquedotecas.

Azul: dentro de todas as propriedades dessa cor, a calma é a que mais chama atenção. É a cor da paciência, da serenidade, sendo uma ótima cor para pessoas que tem vidas muito agitadas fora de casa ou sofrem de depressão.

O amarelo é a cor da criatividade, da inovação e da alegria, podendo trazer bons estímulos e boas vibrações. É usado nos detalhes da decoração, em banheiros brancos, por exemplo, como uma peça em destaque ou em uma bancada que divida a sala da cozinha.

O verde é a cor da harmonia, da prosperidade e da renovação. É a cor que transmite calma e que deve estar presente em ambientes de descanso, como quartos.

O roxo é a cor da imaginação e da intuição, mas se for usado de maneira incorreta pode trazer melancolia, devendo ser usado com moderação.

O laranja é representa o capricho, a diversão e a sociabilidade, sendo ideal para ambientes jovens e para receber amigos, como varandas gourmet ou sala de visitas.

O branco é neutro. É a cor da paz e da fé, por isso é ótimo para qualquer tipo de ambiente, sem contar que combina com tudo.

Por último, a cor preta, associada ao luto e, ao mesmo tempo, ao mistério. Deve ser utilizada com muito cautela em detalhes e em ambientes de pouca permanência. O preto torna os ambientes menores, não deve ser usado em locais pequenos.

Pense, sempre, que sensações você gostaria de ter nos ambientes de sua casa e procure o significado de cada cor antes de tomar sua decisão.

Posts Recentes
Arquivo
bottom of page